Justin Drew Bieber nasceu em 1º de março de 1994 em London no estado canadense de Ontário e três meses depois se mudou para Stratford, também em Ontário. É filho de Patricia Lynn "Pattie" Mallette e de Jeremy Jack Bieber. Os dois se casaram ainda bastante jovens e separaram-se quando Justin tinha apenas 10 meses de vida. Foi educado pela mãe solteira.Jeremy se casou novamente e Justin teve dois meio-irmãos, Jazmyn e Jaxon. O divórcio foi amigável, Justin sempre visitava o pai que trabalhava em uma construção civil em Winnipeg.
Aos dois anos de idade, Pattie começou a notar que o filho gostava de bater em potes, panelas, mesas, cadeiras e até no sofá da sala. Justin começou na igreja o aprendizado formal de bateria, onde ele podia usar o instrumento livremente. Bieber começou a vida escolar no Downie Public School, e depois estudou na Avon Public School. Quando fez três anos de idade já mostrava sinais de ter um talento musical, em menos de um ano tinha aprendido a tocar bateria, passando depois para o violão, instrumento que com seis anos de idade já era dominado por Bieber. Embora tivesse orgulho e apoiasse o talento do filho, os valores cristãos de Pattie a deixavam confusa em relação ao que podia acontecer com o garoto se ele seguisse o meio artístico. Ela já tinha ouvido várias histórias de jovens artistas que arruinaram a carreira devido aos vícios e tentações. Ela preferia que Justin mantivesse o seu talento na igreja.
Em 2006, Justin completou doze anos e decidiu entrar no concurso de talentos locais de Stratford, o Stratford Idol, uma versão canadense do American Idol. No dia do concurso, Bieber descobriu que todos os outros concorrentes estavam preparados e tinham professores de canto, diferente de Justin, que estava acostumado a apenas cantar em casa. Apesar da desvantagem que tinha, Justin conseguiu alcançar a segunda posição no concurso. No final de 2007, ele e sua mãe resolveram postar alguns vídeos de suas apresentações no YouTube, para que familiares e amigos que moravam longe pudessem assistir as suas apresentações. Seus familiares aprovaram-nas e começaram a passar os links para os amigos, que também encaminharam para outros amigos. Com o passar do tempo, Pattie ficou preocupada após perceber que pessoas desconhecidas estavam vendo o seu filho, mas Justin conseguiu convencê-la de que o YouTube era inofensivo e decidiram postar mais vídeos de Bieber cantando músicas de cantores como Justin Timberlake, Chris Brown, Stevie Wonder, Michael Jackson e da banda Boyz II Men. Com o passar do tempo, o número de pessoas que acessavam as suas últimas apresentações passaram de centenas de milhares.